domingo, 15 de janeiro de 2012

Sapateado

Pessoal, olhem esse artigo que eu achei sobre sapateado.
Espero que façam vocês sentirem vontade de praticar!
O vídeo, no final, serve para vocês curtirem um pouco os irmãos Lombard. Uns gêmeos fofos que fizeram parte do Step up 3 (Se ela dança eu danço 3) e que são mestre em sapateado. Só que deles eu vou fazer um comentário especial! Depois... Bem depois...
Beijos e até o próximo post.
Ito.


Só no sapateado

Por Alícia Baptista
redacao@bemleve.com.br


Muito mais do que uma simples dança, o sapateado exige técnica, agilidade e coordenação motora. Seus movimentos produzem não só coreografia, mas também som e musicalidade.

'O sapateado é uma expressão de dança diferente de todas as outras. Nós, sapateadores, temos um recurso a mais para explorar na dança, que é o som produzido pelos nossos pés. Por isso, o sapateado vai muito além da dança. Ele é também percussão e música', explica a coreógrafa Samantha Lemes, diretora do Studio Sá Pateia, em Brasília.

É por isso que o sapateado proporciona uma série de benefícios para seus praticantes. Segundo Samantha, ele trabalha a expressão corporal. 'O sapateado melhora a coordenação motora, o equilíbrio, dá mais agilidade e faz com que a pessoa ganhe ritmo', garante.

A química Chaiana Wolff, 25 anos, praticou sapateado durante três anos e se apaixonou pela dança. Apesar de no momento estar afastada, ela garante que não vê a hora de retomar as aulas. 'O sapateado sempre me fascinou. Achava incrível como os sapateadores produziam sons com os pés enquanto dançavam. Depois que comecei a dançar, percebi como aquilo era possível. Com a prática, a gente adquire maior consciência corporal e, além de dançarinos, nos tornamos músicos, já que passamos a produzir de forma natural sons incríveis com os nossos pés'.


Dança faz bem para a autoestima

Até mesmo o corpo percebe os resultados da prática dessa dança. 'O sapateado não deve ser encarado como um exercício físico, mas, por exigir rápidos movimentos com os pés, os sapateadores acabam trabalhando muito as pernas, principalmente as panturrilhas. Por isso os praticantes de sapateado costumam ter a batata da perna bem definida', explica a dançarina Tereza Cristina Mascotte, coordenadora do Jazz Carlota Portela do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.

Além disso, como toda dança, o sapateado deixa a pessoa mais desinibida e faz um bem para a autoestima. 'A dança tem um poder incrível! Ela te deixa mais leve, de bem com você mesma e muito mais feliz!', garante Chaiana.

O sapateado também mudou a vida da estudante de jornalismo Claudinne Machado, 20 anos, que faz aulas desde os 7 anos. 'Sempre adorei dançar. Entrei no balé clássico e logo depois no sapateado, que acabou se tornando minha paixão. Com as aulas, minha coordenação motora melhorou muito e fiquei mais desinibida', conta.

Sapateado trabalha o corpo todo

E se engana quem acha que sapatear se resume a mexer com os pés. 'De fato sapatear exige muita coordenação motora dos membros inferiores. Em turmas avançadas, os alunos conseguem bater o calcanhar e a ponta dos pés no chão quase que ao mesmo tempo. Mas o sapateado não se resume a isso. Nas coreografias também movimentamos muito os braços. É uma dança bastante dinâmica em que mexemos o corpo todo', explica a dançarina Tereza Cristina.

O sapateado pode parecer uma dança difícil, mas, segundo Tereza, é possível pegar rápido os passos: 'No início, sapatear parece difícil, mas mesmo quem nunca dançou pode aprender'.

E o segredo do aprendizado é simples. Basta se matricular nas aulas de sapateado e se dedicar bastante. 'A energia do sapateado transforma a vida de qualquer pessoa. É contagiante e inexplicável! Quem começa a praticar, nunca mais quer parar', garante a coreógrafa Samantha Lemes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Continue participando e divulgando a dança e o Dançar é estar vivo!