segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Kuduro


O Kuduro é a nova sensação do momento. Nas escolas de dança, nas festas, até entre as crianças! A meu ver, ele praticamente veio substituir o nosso famosos axé. Já que inova trazendo movimentos mais complexos de joelho, quadril e cintura.
Mas... para quem não sabe, o Kuduro nem sempre foi assim.


O Kuduro surgiu primeiro como uma dança  típica da africa, que nada tinha a ver com rebolar e mexer o bumbum. Tinha mais a ver com o movimento dos pés e do quadril. E, era mais dançada por homens do que por mulheres, Com o passar do tempo, esse nome chegou às cabeças criativas e evoluiu para um gênero musical cuja dança deveria ser focada no movimento do corpo inferior, ou seja, da cintura para baixo.  No Brasil, a expressão Kuduro foi traduzida ao pé da letra, sem levar em consideração dialeto africano, sua cultura ou o fato de ser dançada por homens da tribo que precisavam mostrar para as fêmeas as suas habilidades de macho.
Por isso, aqui para nós, o Kuduro supõe, vários entendimentos. Todos relacionados ao sexo e à sensualidade. Isso pegou de fato, depois que criaram a dança, na qual as mulheres são o foco e deve-se movimentar o corpo sempre com o "quadril duro".



Muito provavelmente, o nome kuduro provem também do kimbundo (língua nacional de Angola). E, o que se pode dizer é que, atualmente, Kuduro é um gênero musical e sobretudo um género de dança surgida em AngolaAs letras das músicas caracterizam-se pela sua simplicidade e "humor". E a cultura do kuduro está sendo largamente disseminado pelas áreas suburbanas das cidades como Lisboa, Rio de Janeiro e Salvador




Espero que tenham intendido a interdisciplinaridade da dança Kuduro que a gente vê por aí com a dança original e folclórica kuduro, oriunda da África.
Até o próximo post.
Ito.

O texto foi escrito a partir das informçaões retiradas do Wikipedia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Continue participando e divulgando a dança e o Dançar é estar vivo!