sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O sonho da escola de dança


Estava navegando em busca de assunto para os post e eis que tive esta ideia: Vamos falar sobre como montar um estúdio de dança! Então... busquei algumas informações e vou repostá-las do jeitinho que eu encontrei. Espero que gostem. 
Até o próximo post.
Ito.

 Toda(o) bailarina(o) deseja ter sua própria escola de dança, seja para ministrar aulas com mais liberdade, para desenvolver seu método próprio, realizar seus espetáculos, montar seu grupo de dança ou formar uma equipe de professores e profissionais competentes, em que você confia para desenvolver um bom trabalho. O que não falta é motivo para abrir um Studio ou espaço terapêutico.
No mercado de Dança do Ventre na Bahia, praticamente todas as bailarinas têm escola própria (e as que não têm, planejam ter!). Isso é muito bom porque pode se tornar uma excelente fonte de renda para as alunas, como também movimenta a cena da dança e possibilita uma variedade de escolhas e estilos diferentes.
O que você precisa saber antes de montar sua escola de dança é que existem alguns custos iniciais e para isso é necessário um bom planejamento:

1. Se a empresa for séria é preciso antes um registro no Sebrae e regularização do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

2. Depois de toda parte burocrática, devemos escolher bem o espaço, pensando na localização, segurança, estacionamento, decoração, ambientação da sala, espelhos, banheiro, aparelho de som, iluminação, climatização, dentre tantos outros detalhes.

3. Dependendo da estrutura oferecida e do reconhecimento o seu trabalho, você vai definir o preço de suas aulas. (Normalmente varia entre R$ 50 e R$ 150 – mensalidade com direito a duas aulas por semana).

4. É preciso investir em divulgação com panfletos, cartazes, cartões de visita, site, blog, Orkut, Twitter e tudo mais que a tecnologia proporciona.

Já tive uma experiência maravilhosa quando montei o Studio de Dança Moulin Rouge e confesso que é um investimento alto e você precisa dedicar grande parte do seu dia ao projeto. No meu caso, eu escolhi parar por um tempo, pois tinha que dar conta de mil atividades ao mesmo tempo: cuidar do filho, da casa, conciliar minhas aulas com meu trabalho de Jornalista, era uma correria difícil de administrar. Ainda por cima não tinha tempo para estudar, nem fazer uma pós, ou tantos outros cursos que eu queria fazer.
Agora estou mais tranquila, resolvi parar com a escola e aprimorar meus conhecimentos em dança. Comecei a estudar ballet, jazz, decidi voltar pro flamenco e ainda iniciei meu curso de formação em terapia transpessoal, para trabalhar com dança e terapia. O projeto da escola foi adiado, mas com certeza voltará com força total, no tempo certo.
Infelizmente eu não consegui me dedicar completamente ao Studio de Dança mas, tirando a parte burocrática, é uma delícia ter uma escola de dança, um ambiente onde as pessoas saem mais felizes do que quando entrou.
Você que pretende montar sua própria escola, tenha em mente que além de bailarina, terá que ser administradora, pensar no bem estar das alunas, ter tempo e disponibilidade suficiente para pensar nos detalhes: desde um bombom de chocolate na recepção até o grande evento do final de ano.
Sem dúvida, vale a pena!
Studio de Dança Moulin Rouge

Decoração da Sala de Dança
Sala de Espera

Detalhes: Objetos Cênicos
Iluminação da escada
Fonte: http://saladedanca.blogspot.com/2010/05/o-sonho-da-escola-de-danca.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Continue participando e divulgando a dança e o Dançar é estar vivo!