quinta-feira, 26 de janeiro de 2012





Footloose  (Ritmo Louco) é um filme americano de 1984. Foi dirigido por Herbert Ross e estrelado por Kevin Bacon

Conta a estória de Ren McCormick, um rapaz criado na cidade grande e que se muda para uma cidade pequena do interior. Disposto a organizar um baile de formatura, Ren acaba descobrindo que  não é permitido dançar na cidade. Apaixonado por música, Ren decide lutar pela restauração da dança na cidade e, em meio a isso, acaba conquistando o coração de Ariel Moore. Entretanto, Ariel é a filha do conservador reverendo Shaw Moore, responsável pelo banimento da dança na cidade, em virtude da morte de seu filho. 

Recebeu duas indicações ao Óscar, pelas canções Footloose e Let's Hear It for the Boy, ambas concorrendo na categoria melhor canção original, e uma indicação ao Globo de Ouro, pela canção Footloose. Ou seja, fez tanto sucesso que suas músicas são dançantes até hoje! É ouvir, para sair dançando feito louco pelo salão. 


Na verdade, o filme se tornou um clássico na filmografia dos dançarinos. E, por causa disso (talvez), ganhou um remake atualíssimo!!! 

Lançada o ano passado (2011), a nova obra segue a mesmíssima história: A nova vida de Ren McCormick (Kenny Wormal) numa cidade pequena está cheia de surpresas porque as pessoas com quem ele convive agora são muito conservadoras. Para completar o quadro, o Reverendo Moore (Dennis Quaid) proibiu o rock e a dança. A revolta de Ren com a situação acaba atingindo também a filha de Morre, Ariel (Julianne Hough), mas isso não permanecerá por muito tempo já que Ren e Ariel apaixonam-se.

O diretor agora é Craig Brewer. E a estrela é Kenny Wormald, um ator até que famoso no mundo da dança. Participou de filmes como Center Stage (Sob a luz da fama: O poder da paixão) e You got served (sem tradução para o português), além de outros seriados americanos de dança. 



A mocinha, Julianne Hough, participou de Burlesque e Harry Potter e a Pedra Filosofal, além de outras mil aparições na TV americana.  Talvez vocês a reconheçam de algum programa, mas... o que importa é que ela é bem bonita e, nessa versão, vem com shorts curtinhos e sexys para a rapaziada. 


Bom... vendo por esse viés... as diferença entre as duas versões são bastantes grandes, claro. 



Em 1984, a preocupação era ter liberdade. Principalmente, de expressão. Poder sair, curtir, e mostrar aos pais que os jovens também são capazes de assumir responsabilidades. 

A regravação de 2011 é, claramente, uma versão para chamar atenção dos jovens de hoje. Com música hip hop, garotos gatinhos dançando, etc. 


Mas... toda a questão é que o filme trata sobre leis e proibição dos pais aos jovens. E, apesar disso já não ser uma grande coisa nos dias de hoje, esse tema será sempre atual e universal.


Para vocês verem como a coisa é... Footloose não se restringiu apenas às telinhas de TV. A obra ganhou vários adeptos e suas coreografias foram adaptadas a musicais em cima de musicais.  



Mas a coisa não parou por aí não! Existe até um livro (romance, lógico) Footloose, lançado pela Galera Records. O enredo é o mesmo do filme, já que foi baseado no roteiro da obra. Não tem muita profundidade de sentimentos. Mas... É bastante indicado para quem quer se divertir!


Para vocês curtirem o que foi e é o Footloose, incorporei esses dois vídeos aí em baixo. O primeiro é da versão de 1984 e o segundo de 2011. Espero que gostem e virem adeptos do Footloose.
Até o próximo post.
Ito. 







Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Footloose
           http://www.cineclick.com.br/filmes/ficha/nomefilme/footloose-2011/id/17408
           http://www.babidewet.com/2011/12/04/resenha-de-footloose-o-livro/
           http://www.imdb.com/title/tt0087277/
           http://www.imdb.com/title/tt1068242/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Continue participando e divulgando a dança e o Dançar é estar vivo!