domingo, 22 de janeiro de 2012

Hip Hop: Locking


Locking é um estilo de Funk Dance, associado ao Hip Hop e ao Street Dance. O nome vem do conceito de "bloquear" os movimentos, o que basicamente significa congelar o corpo que vem de um movimento rápido e "trancá-lo" (ou "bloqueá-lo") nessa certa posição, segurando ela por um curto período de tempo antes de continuar outro movimento na mesma velocidade rápida anterior. Por isso, esses movimentos criam um forte contraste entre os passos, na coreografia.

Outra coisa bastante importante de lembrar é que o Locking é uma atuação muito voltada para o espetáculo. Ou seja, o dançarino deve sempre interagir com a plateia e com os outros dançarinos, sorrindo, chamando e fazendo mímicas e até alguns movimentos estranhos, que são bastante cômicos pela natureza do estilo.



Os passos do Locking são, basicamente, movimentos rápidos e distintos de braço e mão, combinados com movimentos mais relaxados de quadris e pernas. Geralmente, eles são amplos e exagerados e, frequentemente, rítmicos e muito bem sincronizados com a música. Também existem movimentos bastante acrobáticos e fisicamente exigentes, tais como aterrar de joelhos. Não se enganem!!! Esses movimentos muitas vezes necessitam de proteções de joelhos. Nenhuma sã consciência se arriscaria a estourar a patela (parte do joelho) em um solo duro só porque a dança pede!!!

Mudando um pouco de assunto...

Um Locker é um dançarino de LockingLockers normalmente vestem-se com um estilo próprio, como roupas coloridas, com listas e suspensórios. Mas também podem ser bastante elegantes e usar chapéus estilo redator de jornal dos anos 20 ou lenços pendurados nos bolsos.

O início do Locking pode ser atribuído a um homem chamado Don Campbell.  E, tudo começa no final dos anos 60, quando ele uniu várias danças da moda acrescentando movimentos próprios (nomeadamente o “Lock”) quando atuava.
O verdadeiro Lock foi criado por acidente. Don Campbell não sabia fazer um movimento chamado de “Robot Shuffle” e parou num ponto específico. Ele não foi capaz de realizá-lo fluentemente, pois ele não conseguia recordar qual o passo que devia tomar. A tal "paradinha" tornou-se popular e Don adicionou-a nas suas actuações para causar delírio no público. A dança resultante foi chamada Campbellocking, que mais tarde foi encurtada para Locking.

As músicas de James Brown ainda são as mais famosas para se dançar. Mas, qualquer tipo de Funk Music serve. Cuidado para não confundir esse ritmo com o nosso Funk Brasileiro!!! O Locking não tem nada a ver com as cachorras, muito menos com as popozudas!!!

Piadas a parte...

Os movimentos do Locking podem ser dançados em solo, em duetos ou em grupos, fazendo passos soltos ou combinados de mãos dadas. Sempre lembrando que tem que fazer as caras e bocas que a teatralidade do estilo pede.

Outros itens obrigatórios em uma coreografia de Locking são chacoalhar os braços, em movimentos ondulatórios, apontar, bater palmas, andar no lugar (ou seja, simular a caminhada) e pegar o chapéu ou boné e rodá-lo, movimentá-lo. Enfim... fazer a dança com paixão, incluindo seu estilo próprio aos passos e movimentos.
Na lista abaixo, está os nomes e a explicação dos passos mais comuns do Locking. A tradução ficou a cargo do Google tradutor, por isso, nem sempre a coisa será inteligível. Ou seja, dá para entender e aprender.


A dica que eu dou é: para quem sabe inglês, melhor ler a explicação no original. Agora... quem não sabe, infelizmente, tem que se contentar com isso até que uma alma boa (que conheça os passos e sabe explicá-los em português), entre em contato com a equipe do Dançar é estar vivo! (dancareestavivo@gmail.com) para colaborar.

Alpha
Foi criado por Alpha Anderson.
Uma perna é chutada para a frente de uma posição agachada, enquanto a parte superior do corpo é inclinado para trás pode ser suportado por ambas as mãos ousem as mãos em tudo.

Break down/Rocksteady
na posição de cócoras, a mudança da pelve para o lado, então de volta ao centro e levante-se então para baixo e mudar para o outro lado.

Jazz split
Uma divisão semi-feita com uma perna dobrada, o que permite que o dançarino se levantar novamente em um movimento rápido.

Whichaway
Alterando twirl chutes para os lados primeiro com as pernas ou direita e esquerda,parte superior do corpo parado com os braços na frente.

Kick
Um chute de alta rápida de uma perna, enquanto em pé sobre o outro.

Knee Drop
Queda até os joelhos, com os joelhos apontando para dentro (em uma posição de perna em forma de W).

Leo Walk
A dois passos funk onde o primeiro é um passo exagerado em uma determinada direção, seguido de deslizamento do pé ao longo do segundo andar para atender o primeiro.

Lock/Double Lock
Dobrar ligeiramente para a frente com os braços formando um círculo para baixo,como se levantar um objeto pesado.

Up Lock (Muscleman)
Dobrar os braços para cima, como o olhar de um homem forte, e segurando por um momento ou dois.

Pacing
Um soco rápido para o lado, em seguida, para baixo, com a mão começando logoabaixo do ombro. (Punho ainda deve ser aberta.)

Pimp Walk
Você chuta em seguida, colocar os pés em forma de um ombro largura V, masmãos ficar ao lado da dançarina.

Stop and Go
Criado por Jimmy "Scoo B Doo" Foster, começando com um bloqueio de homem musculoso, um passo atrás com um pé e socos, fazer um quarto de volta na direçãoda quebra de volta o pé uma vez, e depois voltar alcançar-around para a mesma posição.

Stomp the cockroach
Indo para baixo em um joelho, com a outra perna apontando para o lado, em seguida, batendo no chão.

Scoo B Doo
Criado por Jimmy "Scoo B Doo" Foster, fazendo um homem musculoso bloqueio em seguida, fazendo dois chutes separados enquanto passava com uma mão no tempo com os pontapés

Scoo B Doo walk
Criado por Jimmy "Scoo B Doo" Foster; andar para a frente, levantando a pernapara cima e dobrar as costas para o joelho

Scoobot
Criado por Jimmy "Scoo B Doo" Foster; Um braço e uma perna para fora, então a mudança para a outra perna. Perna para fora e os braços cruzados, então andclaptwirl pulso para trás

Scoobot hop
Pouco variou de scoobot com as pernas pulando para os lados, então a frente.

Floor Sweep
Usando sua mão para rapidamente mover para a esquerda para a direita no chão,como se estivesse usando um pano para limpar.

The Skeeter Rabbit/Skeeter Rabbit Around the World
Criado por James "Skeeter Rabbit" Higgins, um movimento hop chutar e shuffle,tanto nas laterais e / ou frente e verso.

Funky Guitar
Mãos posicionadas como se estivesse segurando uma guitarra, e começar a andarpara trás.

Point
Um rápido, gesto estendida apontando vindo de ombro oposto, geralmenterealizada por alguns segundos para dar ênfase.

Wrist Twirl
Girando os pulsos enquanto se move braços para cima

The Seek
        Fazendo um colapso enquanto rolando os braços na frente de você e, em seguida,levantar a mão por cima de seus olhos como se você está procurando / buscandoalgo

Hitch Hike
Braços para cima e, em seguida, atravessou na frente de você, e então trêspolegares caroneiro até a direita e depois à esquerda.



Depois de tantas explicações, fica claro que o Locking é, por natureza, uma dança de improvisos. Apesar de todos os passos e técnicas que o estilo possui, ela dever ser dançada mesmo é com a alma! Sentiu vontade de fazer tal passo, é ele que você vais fazer!!! E pronto!!! 

Pelo menos, é isso que a gente vê nos maiores dançarinos do estilo: Hilty and Bosch, os gêmeos japoneses (não gêmeos de verdade que a gente viu no outro post), os Jackson 5 (banda dos irmãos do Michael Jackson e dele antes da carreira solo), os GoGo Brothers e os Bitterbox Sisters.

Esperam que essas informações tenham sido úteis.
Mandem seus vídeos dançando Locking e comentem!!!
Ajude a promover o Dançar é estar vivo!
Até o próximo post.
Ito.








Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Locking

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Continue participando e divulgando a dança e o Dançar é estar vivo!