sábado, 20 de outubro de 2012

Infográficos - Danças que marcaram o cinema


Eu amo infográficos! Eles facilitam a vida, porque são concisos e nos orientam muito bem (de forma rápida e objetiva). Daí, tive a idéia de pesquisar sobre Infográficos de Dança e olha o que encontrei!



Mais uma vez venho com essa minha paixão por infográficos e ilustrações, desta vez venho apresentando um trabalho bastante criativo intitulado 'Dancing Plague of 1518' criado pela ilustradora gaúcha Niege Borges. O nome do projeto é inspirado em uma história bem maluca que se passou na frança em 1518, aonde um grupo de pessoas se juntaram para dançar sem parar. O momento ficou conhecido como 'epidemia de dança' ou 'praga da dança' e resultou em uma dançomania aonde esse grupo de pessoas dançaram sem parar, exaustivamente por cerca de um mês, consequentemente muitos morreram de ataque cardiaco, derrame ou até mesmo exaustão. A série de ilustrações é voltada para as danças que mais marcaram as telas do cinema, caminhando desde Chicago, Singin’ in the Rain, Pulp Fiction à Rocky Horror Picture Show. Confiram.








Clique aqui, para ver + ILUSTRAÇÕES





Fonte: Texto retirado do site http://moleskinemale.blogspot.com.br/2012/02/infograficos-dancas-que-marcaram-o.html (acesso em 15/10/2012)

2 comentários:

  1. Fiz um vídeo a respeito da dançomania na disciplina de elementos estéticos e técnicos da dança.
    http://www.youtube.com/watch?v=XULhaFlHuN0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha rossanopio.blogspot.com, seu vídeo ficou bastante expressivo... Talvez você queira comentar sobre o processo de criação e produção dele, para o pessoal que acessa o blog conhecer um pouco mais desses elementos estéticos e técnicos da dança.
      Mesmo porque, seu vídeo não contém uma coreografia tradicional, por assim dizer. Seus movimentos são mais parecidos com contrações musculares involuntárias e aleatórias, do que com passos de dança, propriamente dito.
      Penso que, isso seja justificado, pelo tema do curta ser a Doença de São-Vito ("dançomania") e não a Dança (enquanto elemento de Artes e de Educação Física). E, que também, existe uma necessidade comunicativa aí... que se enquadra apenas na expressão corporal e não na didática de ensino da Dança. Estou certa ou me engano???

      Excluir

Obrigada por comentar. Continue participando e divulgando a dança e o Dançar é estar vivo!