domingo, 7 de outubro de 2012

Contorcionismo

Você acha que só mulheres se contorcem?!
Estava vasculhando a net e achei esse texto sobre contorcionismo. Vale a pena ler para entender melhor essa capacidade que poucas pessoas tem e muitos bailarinos desesperam-se por conseguir!

jkosdv

Vamos conhecer um pouco sobre contorcionismo? Como conseguem tais proezas? Só com muito exercício desde criança!

pokxcopxc

Contorcionismo é uma forma de acrobacia que usa de flexões, contorções  e sustentação muscular. Raramente usado em dança, é uma prática encontrada em sua maioria no circo!

clip_image002

Por ser uma arte milenar típica na Mongólia, Egito, China, Índia, Grécia e Roma, ela é também rodeada de mitos… acreditava-se que os contorcionistas usavam óleo de cobra nas articulações para se tornarem flexíveis, ou até mesmo que possuíam duas articulações, explicando assim o fato de conseguirem se dobrar para ambos os lados. São usadas contorções frontais, caudais, luxações e caixas nessa arte!

clip_image003

“Contorcionista”, cerâmica da civilização Tlatilco, México. Museu Nacional de Antropologia do México. A cultura Tlatilco floresceu no vale do México entre os séculos XIII e VIII a.C. Estrada teria dado uma de tlatilco para disparar na própria nuca, de baixo para cima, com as duas mãos.

clip_image004

Frontal – consiste em dobrar o corpo acima das pernas, comum pôr os pés atrás da cabeça.

clip_image005

Caudal – extensão inversa do tronco e quadril, levando enfim os pés a cabeça; usam-se também postes.

clip_image006

Luxação – levantamento do braço até que passe a cabeça.

clip_image008

Caixa – consiste em espremer o corpo em lugares pequenos, normalmente com os joelhos entre a cabeça.

clip_image009

A iniciação quando criança é mais fácil. A criança possui uma elasticidade devido a uma frouxidão ligamentar, comum durante o crescimento. Agora em minhas palavras, a iniciação depois de adulto é uma tortura sem fim! Exige muita prática para se sentir confortável nas posições citadas acima. E para quem pensa em se tornar um praticante, saiba: a primeira coisa que contorcemos no inicio de uma aula é o rosto! Quando o movimento de contorção caudal inicia (primeiro exercício), seu cérebro não consegue decidir se o pescoço, as costelas ou as costas doem mais. E não pense que voltar à posição normal melhora (isso é mito, dói tanto quanto!). Depois da minha primeira aula de contorcionismo fiquei quatro longas horas com tantas dores nas costelas que mal conseguia respirar (como um gato cuspindo pelos, que sofrimento, meu Deus). Mas o resultado final é muito bom! Músculos alongados, flexibilidade, controle muscular, força e movimentos incríveis (que não me pertencem mais!).

sdkjl

O primeiro movimento que ela faz é um dos mais difíceis, é uma contração caudal, porém com sustentação nos braços. Em seguida, o mesmo movimento, mas em pé! 

(Postado por O Controle da Mente – Fonte: www.entremundos.com.br)]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Continue participando e divulgando a dança e o Dançar é estar vivo!