Confiram essa super aula de Hip Hop indicada para alunos do Ensino Médio. É bastante interessante porque trabalha os elementos do Hip Hop, e não só a dança em si. Muito legal para se aprender na aula de Educação Física.
Até o próximo post.
Ito.
Os Elementos do HIP HOP
Postado por Rodrigo Barros Rispoli no site Portal do Professor.
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores históricos |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores culturais |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar os elementos de dança e ritmo no Hip Hop, assim como os aspectos sociais e econômicos que incidem sobre sua origem e atualidade;
Vivenciar os elementos da dança e ritmo do Hip Hop.
Duração das atividades
4 aulas / 200 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há conhecimentos prévios trabalhados pelo professor.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1:
Apresentar as fotos abaixo e fazer os seguintes questionamentos:
01 - http://www.soudapaz.org/Portals/29/hip%20hop%20no%20angela.jpg (acesso em 15/06/10)
02 - http://www.tribute.ca/tribute_objects/images/movies/stomp_the_yard/stomptheyard8.jpg (acesso em 15/06/10)
- O que as pessoas estão fazendo?
- As pessoas nas fotos apresentam características semelhantes? Quais?
- Eles representam um grupo ou algum tipo de movimento social?
- Vocês já ouviram falar do Hip Hop? O que é o Hip Hop?
A partir das experiências dos alunos sobre o tema, o professor deverá introduzir o tema Hip Hop que hoje, no Brasil, principalmente nos centros urbanos, se caracteriza como forma de discussão e protesto contra o preconceito racial, a miséria e a exclusão. Como movimento cultural, o Hip Hop tem servido como ferramenta de integração social e mesmo de re-socialização de jovens das periferias no sentido de romper com essa realidade através de algumas manifestações artísticas tais como o RAP (DJ + MC), oBreak e o Graffiti.
Em seguida, o professor deverá apresentar os vídeos abaixo para ilustrar as manifestações que compõe o Hip Hop.
RAP - http://www.youtube.com/watch?v=C5tzeKfYHMQ&feature=related (acesso em 15/06/10)
BREAK - http://www.youtube.com/watch?v=_UeOdqjB_7k&feature=related (acesso em 15/06/10)
GRAFFITI - http://www.youtube.com/watch?v=8Qj3NTF5r-0&feature=related (acesso em 15/06/10)
Atividade 2:
Em uma sala de informática com acesso à internet e com os alunos organizados em duplas, propor uma atividade onde eles deverão pesquisar sobre as origens do Hip Hop através do seguinte encaminhamento:
- O que significa literalmente HIP HOP?
A palavra Hip Hop é de origem estadunidense, e significa ‘saltar movimentando os quadris’ (Hip: Saltar; Hop: movimentando os quadris) e como a origem é norte-americana, perguntar aos alunos se eles conhecem a sua origem e qual o contexto histórico deste país no seu surgimento. Com o auxílio dos links abaixo, a intenção desta atividade é que os alunos percebam que esse movimento surgiu a partir de um grupo de pessoas, em sua maioria, negras e pobres, que enfrentavam dificuldades diversas como a baixa escolarização, os preconceitos raciais, as desigualdades sociais, a falta de empregos dignos, dentre outras. Para eliminar a segregação, muitos grupos de negros se organizaram, posicionando-se como produtores de uma cultura popular de resistência.
http://www.lub.org.br/cultura-urbana/cultura-hip-hop/o-que-e (acesso em 15/06/10)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip_hop (acesso em 15/06/10)
http://www.overmundo.com.br/overblog/historia-da-cultura-hip-hop (acesso em 15/06/10)
http://www.infoescola.com/artes/hip-hop/ (acesso em 15/06/10)
http://www.culturadebolso.org/hip-hop-35-anos-de-historia/ (acesso em 15/06/10)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Martin_Luther_King_Jr. (acesso em 15/06/10)
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u766.jhtm (acesso em 15/06/10)
http://mundoestranho.abril.com.br/historia/pergunta_287581.shtml (acesso em 15/06/10)
Cada dupla deverá realizar um registro em uma folha de papel onde eles deverão responder às seguintes perguntas:
- EM QUE DÉCADA SURGIU O MOVIMENTO?
- QUAL ERA O PERFIL SOCIAL DAS PESSOAS QUE ORGANIZARAM O HIP HOP?
- QUAL ERA O CONTEXTO POLÍTICO EM QUE OS ESTADOS UNIDOS VIVIAM NESTA ÉPOCA?
- QUEM FORAM MARTIN LUTHER KING, MALCOLM X E “OS PANTERAS NEGRAS”? QUAL A RELAÇÃO DELES COM A LUTA SOCIAL E, PORTANTO, COM O SURGIMENTO DO MOVIMENTO HIP HOP?
- QUAL ERA O OBJETIVO DO HIP HOP?
Atividade 3:
Com recursos audiovisuais, o professor deverá exibir o vídeo abaixo e entregar para cada aluno uma cópia da letra da música “A Vida é Desafio” do grupo Racionais Mc's para que eles possam acompanhá-la.
http://www.youtube.com/watch?v=52NT9cSWC_8&feature=player_embedded#! (acesso em 12/06/10)
http://letras.terra.com.br/racionais-mcs/66802/ (acesso em 12/06/10)
Em seguida, perguntar se essa música pode ser considerada como uma manifestação do HIP HOP e o por quê.
Depois dos alunos apresentarem suas justificativas, o professor elencará elementos como violência, família, luta de classes, questões de gênero, dentre outros presentes na letra, caracterizando o discurso contestador de uma realidade bastante comum no Brasil (RAP). Propor à turma, então, a criação de um rap, que é o estilo musical que envolve o movimento HIP HOP. Nesse estilo de música podemos encontrar dois elementos: o DJ (disc jóquei) é pessoa responsável pelo som, pela música ritmada, isto é, por criar técnicas eletrônicas nas músicas e o MC (mestre de cerimônia) que historicamente é uma pessoa que discursava sobre as carências da população, os problemas econômicos e a violência nas favelas em cima de uma música de RAP.
- Primeiro passo: Entender como são as batidas no RAP: É muito comum as músicas de RAP terem tempos compostos por 4 batidas, sendo a segunda e a quarta as mais fortes, se compararmos com a primeira e a terceira. Pode ser utilizado o próprio corpo para produzir os sons. A primeira e a terceira batidas, as mais fracas, podem acontecer com um tapa leve nas pernas; e depois, para representar as batidas mais fortes, pode-se bater palma ou dar um tapa em uma mesa;
- Segundo passo: Formar pequenos grupos, que deverão escrever a letra do RAP. Deverá ser proposto uma temática, que pode ser eleita pelo grupo. Coloca-se as palavras que se quer dar mais ênfase na segunda e na quarta batidas, completando a frase com a primeira e terceira. Outra sugestão é que as últimas palavras, a cada duas frases, terminem em rima, como no exemplo abaixo:
EX: _____________ _____________ ____________ ___Emoção___
(FRACA) (FORTE) (FRACA) (FORTE)
_____________ _____________ ____________ __Educação___
(FRACA) (FORTE) (FRACA) (FORTE)
Atividade 4:
Perguntar aos alunos como é chamado o estilo de dança que é típico nas apresentações de grupos de HIP HOP. Apresentar então o BREAK (vídeo abaixo) onde o professor deverá contextualizar o vídeo com o seguinte texto:
http://www.youtube.com/watch?v=ObobFAXY2gs (acesso em 15/06/10)
http://www.youtube.com/watch?v=vWzTla6TReA&feature=related (acesso em 15/06/10)
http://www.youtube.com/watch?v=HavmCtNUwro&feature=related (acesso em 15/06/10)
http://www.youtube.com/watch?v=d8nDXILkAVU&feature=related (acesso em 15/06/10)
“O BREAK é caracterizado por uma dança oriunda nos Estados Unidos no período da guerra do Vietnã com movimentos e coreografias que expressam situações da guerra (por exemplo, os helicópteros, as lutas corporais de soldados que chegavam mutilados e outras situações específicas das batalhas) como forma de protesto. Após a guerra do Vietnã, o BREAK continuou a existir como um movimento de protesto/resistência às situações de opressão ocorridas na sociedade, sendo utilizado também como estratégia para diminuir as brigas que ocorriam entre gangues de rua. Através de competições denominadas “batalhas”. Alguns grupos se organizaram com intuito de criar movimentos e coreografias para concorrer com outros grupos ou gangues.”
Propor à turma uma atividade onde será simulada uma “batalha de BREAK”. Com o auxílio de um som e uma música estilo RAP, dois grupos distintos deverão inventar passos e movimentos desta dança com o intuito de superar a coreografia do outro. Cada aluno de um grupo, de forma alternada, se apresenta respeitando o ritmo da música e o estilo da dança.
Recursos Complementares
http://culturahiphop.uol.com.br/musicas (várias músicas em formato MP3 de hip hop)
http://culturahiphop.uol.com.br/ (sobre a cultura do hip hop)
Avaliação
A turma será dividida em três grandes grupos onde cada um será responsável por montar uma apresentação de HIP HOP com os elementos da dança e da música que deverá ter como tema o contexto da escola em que estudam. Esta apresentação poderá ser feita no horário do recreio ou para a própria turma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar. Continue participando e divulgando a dança e o Dançar é estar vivo!