terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Dicas de Dança – Como montar uma coreografia?

O que você precisa saber para coreografar será o assunto de hoje! 


O texto foi retirado do blog Dicas de Dança. O meu favorito!!!
Até o próximo post. 
Ito.

Dicas de Dança – Como montar uma coreografia? 


Criar uma coreografia é uma experiência interessante e gratificante. É também um desafio, que exige organização, criatividade e visão. Há muitos fatores a considerar, como tema, estilo, figurino, iluminação e habilidade dos bailarinos. A coreografia é não somente sobre os passos de dança, é o processo de transformar sua criatividade em uma realidade e existem muitas ferramentas diferentes que você pode usar para atingir este objetivo.
Alessandra Régis, Jarbas de Mello, Carina Angélica

Alessandra Régis, Jarbas de Mello, Carina Angélica
Coreografia deve ter um estilo!
Pense sobre o estilo da coreografia que você deseja criar – moderno, funk, hip-hop, jazz, tap ou clássica. Que impressão que você pretende deixar para o público? Você já pode ter uma determinada música para a coreografia, ou simplesmente uma idéia do tipo de desempenho que pretende desenvolver. Seja qual for o seu ponto de partida de inspiração, permanecer fiel ao seu estilo, escolhendo a coreografia da música, passos de dança, movimentos, iluminação, figurinos e adereços que vai expressar o seu tema de forma eficaz.
Música e coreografia!
A música é uma ferramenta importante que deve melhorar o desempenho, não dominá-lo. A música vai ter o estilo, ritmo e letra para apoiar a coreografia e deixá-la interessante e variada.
Se usar mais do que uma música, pense na maneira como a sua coreografia vai refletir a mudança na música, seja sutil ou dramática. Considere a adequação da música ao estilo de coreografia. Ambos os elementos devem apoiar uns aos outros no transporte do tema geral. Ele pode ser eficaz para estilos de contraste de movimento e música, mas isso deve ser tratada com cuidado, pois geralmente é mais difícil.
Se quiser realmente uma mudança brusca, a iluminação pode ajudar.
O elenco!
Decida quantos bailarinos você vai trabalhar e avalie as suas capacidades. Perceber os limites dos bailarinos e do espaço em que será executado. Manter o número de bailarinos no palco ao mesmo tempo a um mínimo, é fácil criar coreografias dinâmicas em grupos menores.
Ao trabalhar com grandes grupos de bailarinos, os passos simples realizados em conjunto pode criar um impacto dramático dando um efeito muito bonito.
Para mostrar as etapas difíceis, trazer pequenos grupos de bailarinos no palco ao mesmo tempo. Em alternativa, chamar a atenção para um grupo central de dançarinos contrastando sua coreografia com a do resto do grupo. Por exemplo, dividir em grupos, cada um faz uma rotina diferente.
Eles dizem que uma equipa é tão forte quanto o seu membro mais fraco, por isso, quando trabalhar com bailarinos de diferentes capacidades, ter como objetivo criar um senso de igualdade através da coreografia. Movimentos simples realizados com precisão são muito mais eficazes do que os difíceis feitos sem “limpeza” necessária.
Variedade!
Variedade é a palavra chave para a coreografia ficar interessante. Alterações no ritmo, humor e movimento para criar profundidade e versatilidade como um show. Tente alguns desses elementos contrastantes:
* Mudanças de passos, etapas e lugares.
* Alta / baixa
* Rápido / lento
* Simples / elaborados
* Som / silêncio
Finalização!
Como coreógrafo, nunca perder visão geral do trabalho. Figurinos, iluminação e cenografia são todos elementos que podem ser utilizados para apoiar a coreografia, no entanto usado incorretamente o seu tema pode ficar distorcido. Mantenha-o simples e inclua apenas os elementos essenciais que irão reforçar a coreografia. Seja flexível, as mudanças são inevitáveis em todo trabalho, mas é tudo parte do processo de desenvolvimento. O que parece ser uma ótima idéia para melhorar a coreografia ou criar efeito pode ser bom para uma música, mas não para outra, use a criatividade!
E o mais importante de tudo: Divirta-se!

Brinquedinho Legal!!!

Você conhece alguém que ama dançar? Se conhece, você vai adorar conhecer esse mais novo gadget da dança, que está fervendo nos mais diferentes locais do mundo!! É a mais nova Revolução da Dança!






O U-Dance da Hasbro foi considerada a maior inovação tecnológica dos games no mercado atual. Essa invenção faz com que os seus pés sejam os controles do videogame. Não é demais!?!
Você simplesmente coloca o mecanismo nos pés e pluga o aparelho na TV. Um sistema de reconhecimento de movimento é ativado e você passa a controlar o jogo com o movimento dos pés! Não precisa de tapetes especiais nem nada que atrapalhe ou incomode você! Tudo funciona via wireless, permitindo que a dança aconteça em qualquer lugar da sua sala. Demais!!!


O U-Dance da Hasbro inclui 12 músicas populares que você mesmo escolhe! Os passos da dança aparecem na TV e você tem que acompanhar o movimento. Assim, você acaba dançando magicamente! Sem nunca ter treinado antes! É ótimo para queimar calorias, manter a forma e distrair-se. É pura diversão!!!



O mais legal desse aparelho é que você pode deixar a Dança um pouquinho de lado e praticar outros exercícios com ele. Como fazer esteira, por exemplo.

Para comprar online clique aqui: Hasbro’s U-Dance 



Texto adaptado. Fonte: http://www.sharpmom.com/hasbro%E2%80%99s-u-dance-toy-review/

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Link interessante!


Para quem gosta mesmo de atividades físicas, achei esse link muito legal!!! Ele leva a uma BIBLIOTECA DE AULAS PRÁTICAS E PLANOS DE AULA. Muito rica!!! E bastante interessante!!! Dá pra ensinar muito!!!

http://www.cdof.com.br/aulas.htm

Comentem e  até o próximo post.
Ito.

Doe um brinquedo e ganhe uma dancinha sensual!


Trade A Toy For A Lap Dance

STRIPPERS SHOW MORE THAN SPIRIT


Doe um brinquedo e ganhe uma Dança Sensual! Strippers mostram mais que o Espírito Natalino. Quer slogan mais estranho que esse para propagar a compaixão e arrecadar doações de brinquedos para o Natal?!



Tudo que você quer no Natal é uma dancinha sensual??

Acreditem ou não, esse era o foco de um Clube de Striptease de Chicago. Tudo isso para invocar o altruísmo que invade as pessoas no Natal. E arrecadar doações para caridade. 
A ideia era que, em troca de cada doação de brinquedos (novos ou usados) que fizesse, o cliente ganhava totalmente grátis uma dancinha sensual.


Ficou impressionado??? 

Segundo o site YMC, isso não foi novidade para os americanos. A ideia que parecia ser engenhosa acabou sendo desmitificada. Era uma cópia barata do que o Admiral Theatre faz todo ano, com sua troupe de strippers de Edmonton. 

E se isso não bastasse, as garotas maverick do X Bar Strip Club, realizaram um show, chamado Strip-a-Thon, que faturou os salários de todas elas mais o dinheiro para ajudar as crianças necessitadas. Ou seja, arrecadou o valor de todo o investimento para o show e ainda lucrou o bastante para deixar uma "gorjetinha" fazer muitas crianças (e pessoas) felizes!!!





"Todas nós temos sido muito bem sucedidas nos últimos anos. Essa é a nossa maneira de retribuir para a comunidade", disse Shannon Pederson, integrante do X Bar. "Quase todas as  meninas têm horários muito ocupados. Então... esta é a pequena forma que temos fazer doações e alimentar o espírito natalino."



Seja lá o que isso quer dizer... Espero que isso não vire moda por aqui. Afinal, somos um povo muito interativo. Gostamos de ajudar o próximo. Agora... Imaginem quantos maridos brasileiros iriam se divorciar porque levaram todos brinquedos das crianças para doação! De fato, não é uma boa ideia. Ainda temos o Carnaval!!!


Texto adaptado. Fonte: http://www.yummymummyclub.ca/blogs/mummy-buzz/trade-a-toy-for-a-lap-dance

Como montar uma aula de Ballet Básico?

Lá vai uma super dica de como montar uma aula para iniciantes em Ballet Clássico. Encontrei essa maravilha no blog Dicas de Dança. Espero que também gostem!
Até o próximo post.
Ito.



Neste nível já é apresentado alguns exercícios de técnica do Ballet.

Os alunos iniciarão com o trabalho na barra apenas com duas mãos (de frente para a barra), bem de leve.



Na Barra:
- 2ª e 3ª posições dos pés
- demi-plié
- battement tendu – frente e lado. Atrás somente na 1ª posição dos pés.
- petit battement jeté – na primeira posição
- fondu – decomposto (passando pela meia ponta)
- demi-rond de jambe: frente, leva ao lado e fecha na 1ª posição – em dehors / atrás. Leva ao loado e fecha na 1ª posição – em dehors
- grand battement: frente e lado apenas – decomposto (tendu, grand battement, tendu, fecha)
- cambré: frente – pés paralelos, virados para a barra; lado – 1ª, 2ª 3ª posições de pés (virados para a barra) Obs: o cambré é feito da cintura para cima.
No Centro:
- 5 posições de braços
- 4 portamentos de braços
- tendus frente e lado
- tendu com degagé
- transferência de peso, com pernas esticadas, depois com plié
- glissado simples: decompostao, avançar sem saltar
- soubresaut na 1ª. 2ª, 3ª posições
- changement na 3ª posição
- pas de valse
- pas de Chat simples
- detournié
Atividades extras:
- danças variadas
- criatividade / improvisação
- interpretação / mímica
 - expressão
- ritmo / musicalidade
- recreação

Fonte: “Dançar é Sonhar”

domingo, 29 de janeiro de 2012

Livro: Anatomia da Dança

"Anatomia da Dança" é o livro de cabeceira de qualquer dançarino. Escrito por Jacqui Greene Haas e publicado pela Editora Manole, ele explica detalhadamente, por meio de texto e imagens, cada músculo trabalhado no corpo de um bailarino, durante a execução de um passo. 
Isso nos dá uma noção bastante próxima do que é a anatomia do corpo humano e como funciona sua cinesiologia. Ou melhor... como é a cinesiologia na Dança. 
Outra coisa muito legal do livro é que ele também traz dicas de fortalecimento muscular através de exercícios físicos. Tudo muito bem explicadinho e ilustrado. 
Apesar do livro parecer técnico demais,, todos podem ler.,Claro que professores, fisioterapeutas e profissionais da saúde o compreenderão melhor. Mas.. é sempre bom aprender coisas novas, não é?! 
Enfim... É uma ótima dica de leitura para os curiosos e um presente perfeito para os amantes da Dança.

Até o próximo post.

Ito.

Foto: manole.com.br

Comprar online na Livraria Saraiva

http://www.livrariasaraiva.com.br/pesquisaweb/pesquisaweb.dll/pesquisa?ID=BD4FDDE67DC011B01281C0448&FILTRON1=x&ESTRUTN1=0301&ORDEMN2=E&PALAVRASN1=anatomia+da+dan%E7a&image2.x=19&image2.y=16

Brinquedinho Legal!!!

Tá com preguiça de praticar!!! Então... que tal brincar?! Esses aparelhinhos aí em baixo prometem!!!


Chamados de Flashdance Toys, essas pequenas rodinhas amarradas em uma corda de plástico, vão fazer você delirar na prática do exercício físico. 

7.jpg

As crianças adoram!!! E você também vai se encantar! Isso porque, esse pequeno objeto permite que você controle a velocidade do jogo. Ou seja, quanto mais rápido você girar, mais rápido terá que pular para desviar-se da cordinha. 

14.jpg

É bastante divertido. Dá para jogar sozinho, em casa, no trabalho ou no jardim. (Só cuidado para seu cachorro não ficar louco!) 
Ou... Mais legal ainda!!! 
Juntar um pessoal, colocar uma música bem alta e fazer um super campeonato para ver quem é o Grande Mestre do FlashDance!!! Se preferirem: a nova Alex Owen! Hahaha!

3.jpg4.jpg

Bom... Flashdance Toy é fabricado pela Zhongsheng e está disponível nas cores vermelho, azul, amarelo, rosa e verde. Custam em torno de $3 a $4 (dólares) a unidade  e só podem ser comprados em grandes quantidades (em atacado), pelo site Alibaba.com. Tem até professor usando como instrumento de trabalho! Bastante interessante, já que inicialmente, o objeto foi desenvolvido para ajudar jovens e adultos a cuidar da saúde. 
Aparentemente, a rodinha brilha, enquanto estiver em movimento. Não consegui achar nenhum vídeo ou informação a respeito. A sugestão é feita pelo nome do produto e pela ilustração da caixa, conforme vocês podem ver aí em baixo. 
De resto... Fica a dica.

Técnicas de Dança: Isolation

De novo, o vídeo está em inglês... mas dá para aprender só observando os movimentos. Boa aula!


sábado, 28 de janeiro de 2012

Técnicas de Dança: Sauté

O que significa Sauté?
Sauté, em francês, é saltar, pular. 
Para executar esse movimento, basta saltar a partir de dois pés. E retornar do salto, também, em dois pés.
Quando este termo é adicionado ao nome de um passo, significa que o movimento será realizado com saltos. Como por exemplo o "echappé sauté".
Em todos os movimentos de saltar, a ponta dos dedos dos pés deve ser a primeira a atingir o chão após o salto. Depois, a sola do pé  e, por fim o calcanhar. Ao sair do chão, porém, o pé se move no sentido inverso. Primeiro o calcanhar, depois a sola e, por fim, a ponta.
Como executar passo a passo?
Você pode estar em qualquer posição dos pés.
Fazer um demi plié, saltar esticando bem os joelhos e as pontas dos pés. Quando você estiver descendo toque primeiro os dedos dos pés e depois a sola, seguido do calcanhar, aterrissando no demi plié.
Sempre  demi plié  para saltar e  demi plié  para aterissar.
Assista a vídeo-aula para visualizar o movimento e boa aula!
Professora: Vanessa Marcomino
Fonte: http://www.dicasdedanca.com.br/video-aula-de-ballet-passo-de-ballet-saute.html

Esmaltes!

Colorir as unhas e deixá-las impecáveis também é dever de toda bailarina. Só que não se pode exagerar nos tons! Então... aqui vão algumas dicas de cores que combinam com os adeptos do Clássico.
Até o próximo post.
Ito.

















Brinquedinho Legal!!! Boneca de Pole dance!

Já imaginaram uma boneca que dança pole dance??? Então vejam isso!!!


Essa boneca, que a meu ver, não é nem um pouco sexy. É operada por baterias e basicamente, só fica girando em torno do mastro de Pole Dance. Não é muito famosa também. Mas, tem preocupado as mamães mais tradicionalistas. 
Tudo isso porque a coitadinha da boneca está sobre um pequeno palco que brilha e emite sons, enquanto ela gira. Provavelmente esses  "sons" são a música que ela tem que dançar, né?! Mas... o caso é que a polêmica foi criada!!!
A foto da caixa da Pole Dancer foi vista pela, primeira vez, no blog  Gizmodo. Assim... Apenas a foto. Sem nenhuma informação adicional. Nada sobre o produto ou como fazer para comprá-lo online.

O interessante é que isso causou uma reação bastante negativa na blogosfera e na imprensa mais conservadora. Amy Graff colaboradora da coluna Mommy Files, publicada no SF Gate, inclusive perguntou: "Mas... Isso é verdade?".

Bom... Não se sabe. O fato é que a foto está aí e, para a surpresa de todos, sua caracterização está bastante diferente daquelas imagens mais tradicionais das dançarinas de pole dance. Aposto que muito homenzinho imaginou outra coisa! Como esse action figure aí.


Polêmica ou não, o que importa é que as crianças não estão nem um pouco preocupadas com isso. Elas não tem essa malícia categórica! Aposto que muitas gostariam de ganhar uma. Elas dançam!!! Não é demais!!! 

Não é que o Thingamababy acha. Pelo que eu entendi, a preocupação dos pais é que este não seja apenas um brinquedo, mas sim um produto direcionado, cuja função vai além do lúdico. Alguns deles, estão acreditando que a boneca seja "just another strange desktop amusement for an adult" ("apenas um outro estranho desktop de diversão para adultos"). O que vocês acham???

Até o próximo post.
Ito.


Fonte: http://www.thingamababy.com/baby/2009/09/poledancer.html